SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA – FIXON COMPUTERCARE

Condições Gerais

1. Este serviço de Assistência Técnica Informática Fixon (também designado por “Serviço de Assistência Técnica Fixon”), compromete-se a reparar qualquer equipamento ou, caso o considere necessário, a substituir qualquer componente, exceto se:

1.1 As características técnicas do equipamento não forem compatíveis com as dos equipamentos originalmente destinados à venda em Portugal ou países da União Europeia;

2.1 O número de série do produto, a licença do sistema operativo (se proprietário) tiverem sido removidos, apagados, desfigurados, alterados ou se, de algum modo se apresentarem ilegíveis;

3.1 Um ou mais componentes necessários para a sua reparação tenham deixado de ser fabricados ou não se encontrem disponíveis na forma de recondicionado;

4.1 Os equipamentos entregues para reparação apresentarem danos ou defeitos excessivos, que os faça sucumbir durante ou depois de uma intervenção de reparação.

2. Todo e qualquer equipamento admitido para reparação nos Serviços de Assistência Técnica Fixon passará a ser acompanhado pelo respetivo documento comprovativo de entrega, designado por “Comprovativo de Entrega”, emitido em duplicado e, no ato de entrega do equipamento. O documento original será entregue ao Cliente, e o duplicado acompanhará o equipamento no circuito interno dos serviços de reparação Fixon:

1.2 Para levantar os equipamentos reparados, ou por reparar, do Serviço de Assistência Técnica Fixon, é obrigatório a apresentação do documento original de entrega, designado por “Comprovativo de Entrega”;

2.2 A incapacidade de apresentação deste documento implica a confirmação pessoal da identidade do Cliente, através da exibição de um documento de identificação legalmente válido.

3. Para situações de reparação eletrónica no nosso laboratório, para componentes substancialmente dispendiosos ou para equipamentos novos, é obrigatório o depósito de uma caução no valor de 75% do custo inscrito em orçamento.

4. A Fixon disponibiliza os meios necessários para que o Cliente possa efectuar a salvaguarda de dados (backup) pelo que esta operação, – que expressamente se recomenda, é da única e exclusiva responsabilidade do Cliente. Assim sendo, a Fixon não poderá ser responsabilizada pela perda de dados e/ou configurações existentes no equipamento entregue para reparação, incluindo nomeadamente, listas de contactos, fotos, vídeos, ficheiros documentos ou outros, que no mesmo se encontrem armazenados. É possível que durante o processo de reparação os dados possam ou tenham que ser totalmente eliminados.

5. Quer na realização da reparação, quer na substituição, a Fixon reserva-se o direito de utilizar componentes tecnicamente considerados como novos;

6. O pagamento será efetuado no ato de levantamento do equipamento reparado, na sua totalidade e, a condição de pagamento será a de pronto pagamento. Com exceção para as reparações que inicialmente obriguem ao depósito de uma caução, que nestes casos, o pagamento será a diferença entre o valor da caução paga e o valor total inscrito no orçamento.

7. O Período Laboral do Serviço de Assistência Técnica Fixon (Loja) é de Segunda a Sábado, incluindo feriados, das 10:00 às 20:00 horas. Com intervalo para almoço das 14:00 às 15:00 horas.

Orçamentos e Serviços

1. Nos casos de reparações em equipamentos ainda cobertos pela Garantia Limitada do Fabricante, – e mesmo assim intervencionados, a Fixon não poderá ser responsabilizada pela perda parcial ou total dessa mesma Garantia.

2. Mediante o orçamento aprovado e devidamente assinada pelo Cliente, fica este Serviço de Assistência Técnica Fixon autorizado a proceder à reparação do equipamento até ao valor máximo inscrito no orçamento.

3. Nos casos de reparação de equipamentos que se enquadrem nas condições mencionadas no anterior ponto 2 mas em que o valor de reparação seja superior à do orçamento, este serviço suspenderá imediatamente a reparação e emitirá um novo orçamento para aprovação pelo Cliente.

4. Uma vez emitido e aprovado um orçamento, poderá o mesmo sofrer alterações caso a avaria finalmente identificada por este serviço de assistência não coincida com a inicialmente detectada. Nesses casos, este serviço dará conhecimento ao Cliente das alterações ao orçamento inicial e aguardará pela respectiva aprovação antes de efectuar a reparação.

5. A validade de todo e qualquer orçamento (incluindo eventuais alterações ao orçamento inicial) emitido por este serviço é de 30 dias.

6. Uma vez concluído o processo de reparação, ou não tendo havido intervenção no equipamento em resultado da não aceitação do orçamento pelo Cliente ou, ainda, quando a reparação venha a revelar-se impossível, o levantamento do equipamento pelo Cliente fica sujeito às condições adiante referidas em “Prazo para levantamento dos equipamentos”.

7. Em caso algum a emissão de orçamento será tida como garantia da efectiva reparação dos equipamentos, a qual, em determinados casos, poderá vir a revelar-se impossível.

Garantia de Reparação

1. Todas as reparações efectuadas pela Fixon ou por entidades reparadoras autorizadas beneficiam duma Garantia de Reparação de 90 (noventa) dias.

Esta Garantia de Reparação é prestada pela Fixon ou entidade que, fazendo parte da rede autorizada, procedeu à reparação do equipamento, e é sempre aplicada, independentemente do equipamento se encontrar, ou não, abrangido pela Garantia Limitada do Fabricante, desde que verificadas as seguintes condições cumulativas:

1.1 Ter uma possível reparação anterior ocorrido há não mais de 90 (sessenta) dias;

2.1 Ser a mesma entidade a prestar o serviço de Assistência Técnica;

3.1 Ser o sintoma de avaria apresentado pelo equipamento reincidente (a mesma avaria) ou, no caso do sintoma de avaria ser diferente do anterior, desde que o novo sintoma de avaria se tenha manifestado nos 30 (trinta) dias seguintes à data de devolução do equipamento ao cliente;

4.1 Não ser diagnosticado no centro técnico nada que origine a perda da Garantia de Reparação pelos motivos anteriormente referidos neste documento, nas “Condições Gerais”;

5.1 O “Selo de Garantia” Fixon não apresentar quaisquer vestígios de violação;

6.1 O equipamento apresentar defeitos causados por manuseamento incorrecto (incluindo, nomeadamente, defeitos causados por objectos aguçados, torção, compressão ou queda, etc.);

7.1 O equipamento tiver sido aberto, alterado ou reparado por pessoas fora da rede autorizada de Assistência Técnica Fixon e/ou na sua reparação tiverem sido utilizadas peças sobressalentes desadequadas;

8.1 O equipamento tiver sido exposto a líquidos, a humidade ou a condições térmicas ou ambientais extremas.

Prazo para levantamento dos equipamentos

1. Os equipamentos devem ser levantados no prazo máximo de 30 (trinta) dias após notificação ao Cliente da conclusão da respectiva intervenção/reparação.

2. Os Serviços de Assistência Técnica Fixon notificarão o Cliente, pessoalmente (caso o Cliente se encontre na loja), por telefone, ou correio electrónico, da conclusão do processo de reparação do equipamento entregue pelo cliente, para efeitos do seu oportuno levantamento.

3. Havendo lugar a algum pagamento por parte do Cliente, o mesmo será efectuado na altura do levantamento do equipamento objecto de reparação.

4. Findo este prazo, quer para as reparações ao abrigo da Garantia de Reparação, quer para as reparações excluídas da mesma, o Cliente será novamente notificado – desta feita através de carta registada com aviso de recepção – e disporá de um prazo adicional de 60 (sessenta) dias para proceder ao levantamento do equipamento e pagamento da factura de reparação que seja emitida, ficando obrigado a pagar, por cada dia desse prazo adicional e até à data do efectivo levantamento, uma penalização de 1€ (um Euro), até um máximo de 60€ (sessenta Euros).

5. Decorridos que sejam 90 (noventa) dias a contar da primeira notificação efectuada pelo Serviço de Assistência Técnica Fixon, sem que o Cliente tenha procedido ao levantamento do equipamento e sem que para tanto tenha comunicado e comprovado a existência de razões de força maior, a referida entidade reparadora deixa de ser responsável por quaisquer danos ou mesmo pela possível perda ou extravio do equipamento e, além disso, reserva-se o direito de fazer seu o equipamento entregue para reparação, como compensação pelas despesas inerentes ao processo, o que o Cliente, desde já, expressamente aceita, autoriza e qualifica como dação “pro solvendo”.

Condições Excecionais

1. Todo e qualquer equipamento admitido para reparação nos Serviços de Assistência Técnica Fixon em condições de sobreaquecimento prolongado, em circunstância de congelamento infinito, encerramento inesperado, reinício sucessivo, num contexto de ausência de imagem quando ligado, ou literalmente porque não liga, usufruirão de uma condução técnica especial e apropriada. Nestes casos, os serviços de assistência técnica Fixon nunca poderão ser responsabilizados se:

1.1 Algum dos componentes do equipamento sofrer danos, ou mesmo sucumbir, durante ou depois de uma intervenção de reparação;

2.1 O equipamento passar a apresentar variações na avaria informada durante ou depois de uma intervenção de reparação;

3.1 Houver danos extensivos, detetados subsequentemente, para além da avaria informada;

4.1 O equipamento sofrer danos, ou mesmo sucumbir, durante ou depois de uma intervenção de reparação;

5.1 For verificada a incapacidade de reparação do componente ou equipamento, durante ou depois de uma intervenção de reparação;

Obs.: Nos equipamentos computadores, a falta de eficácia dos circuitos de refrigeração, devido à acumulação de poeiras, obriga à exposição contínua e excessiva a temperaturas elevadas, o que, muitas vezes se traduz em danos irreversíveis nos seus componentes, provocando falhas catastróficas de funcionamento. Mais informamos que, a falta de dissipação das elevadas temperaturas, obriga qualquer equipamento computador a desligar-se, protegendo assim os componentes internos do seu próprio colapso, por isto e, nestes casos, é absolutamente desadequado a utilização de plataformas de refrigeração para computadores portáteis.

2. Será considerado caso excecional, quando uma avaria/anomalia final identificada por este Serviço de Assistência Fixon deixe de coincidir com a inicialmente detectada e informada. Nesses casos, a Fixon não poderá ser responsabilizada e, este serviço dará conhecimento ao Cliente das alterações ao orçamento inicial e aguardará pela respectiva aprovação antes de efectuar a reparação.

Disposições Finais

1. Com a assinatura do presente documento, o Cliente do Serviço de Assistência Técnica Fixon expressamente declara que:

1.1 Leu, compreendeu e aceita as condições do Serviço de Assistência Técnica Fixon;

2.1 Lhe foram transmitidas todas as informações relativamente aos seus direitos em matéria de protecção de dados pessoais e designadamente que poderá aceder, ou solicitar a rectificação, alteração ou eliminação dos seus dados pessoais através dos contactos do Serviço de Assistência Técnica Fixon;

3.1 Autoriza a utilização dos seus dados pessoais, nomeadamente nome, morada, número de telefone e dados do equipamento, por parte da Fixon, em relação a todos os aspectos inerentes à prestação deste Serviço, incluindo para apurar o grau de satisfação sobre os serviços prestados;

4.1 Autoriza o envio de mensagens de alerta em formato SMS (“Short Message Service”), por parte da Fixon, para o número de telefone fornecido pelo Cliente, com informação relativa ao estado da intervenção do seu equipamento;

5.1 Reconhece e aceita o método descrito no ponto anterior como sendo um dos métodos através do qual será notificado pelos Serviço de Assistência Técnica Fixon sobre o estado da intervenção do seu equipamento, após esta ter sido concluída.